Blog

Idosos e a pandemia do Covid-19

Desde o início de 2020, estamos diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. Seguir as recomendações propostas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos competentes é essencial para evitar complicações. São elas:

1) Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel, várias vezes ao dia, especialmente quando estiver em ambientes públicos ou em contato com objetos compartilhados;

2) Manter, pelo menos, um metro de distância de pessoas em locais públicos e de convívio social; 

3) Recomenda-se utilização de máscaras em todos os ambientes;

4) Evitar contato próximo com outras pessoas caso apresente sintomas gripais – buscar orientações de profissionais e adotar as medidas recomendadas;

5) Manter ambientes bem ventilados e evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal;

6) Higienizar celulares, brinquedos e outros objetos que são utilizados com frequência; 

Diante do cenário atual, é importante manter o corpo e a mente saudáveis para que os impactos causados pela pandemia sejam menores! A seguir, seguem algumas sugestões de como amenizar os efeitos do distanciamento físico:

R

Tente manter a rotina

É interessante seguir com atividades semelhantes às habituais, evitando fazer grandes mudanças nos horários de sono e refeições.

R

Mantenha a casa iluminada e janelas abertas durante o dia.

R

Evite o excesso de informação

Estamos sendo bombardeados por informações sobre a pandemia há vários meses. É importante ter acesso a fontes confiáveis e recorrer a elas apenas uma ou duas vezes ao dia para evitar estresse e ansiedade.

R

Mantenha alimentação saudável

Muitos supermercados e restaurantes estão com serviços diferenciados de entregas, tenha cuidado redobrado com a higiene dos alimentos.

R

Pratique exercícios físicos

Tente manter sua rotina de atividades em casa, faça exercícios ao ar livre e volte para a academia quando se sentir confortável em adotar as medidas de proteção recomendadas.

R

Cuide da sua mente

Adote medidas para controle de ansiedade, pratique técnicas de relaxamento e meditação, não deixe de pedir ajuda aos amigos e também a profissionais capacitados como psicólogos e psiquiatras.

R

Mantenha seus contatos pessoais

Faça chamadas de vídeo com seus amigos e familiares, é fundamental manter os laços afetivos em momentos de estresse.

R

Tente retomar antigos hobbies e use a tecnologia a seu favor

Leia livros, assista filmes, aprenda um novo idioma, visite acervos de museus on-line ou como tocar um instrumento musical.

Recorra ao seu médico caso apresente qualquer sintoma, bem como mantenha os cuidados com suas doenças crônicas – profissionais, clínicas, operadoras de saúde e serviços públicos tem oferecido atendimento presencial com todos os cuidados necessários, e mantendo atendimento por telemedicina (conforme regulamentação atual) em casos selecionados; 

Todas essas medidas visam manter sua saúde física e mental, mas é possível que apareçam ou piorem sintomas depressivos e de ansiedade, não deixe de procurar ajuda profissional. O acompanhamento multiprofissional (psiquiatra, geriatra, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista) pode trazer resultados bastante positivos e auxiliar nesse momento delicado.

Fontes: 

  1. Ministério da Saúde – app Coronavírus-SUS (disponível para Android e iOS) 
  2. CDC (Center for Disease Control and Prevention) – cdc.gov 
Whatsapp
Tem alguma dúvida?
Olá 👋
Podemos te ajudar?