A GERIATRIA

Demências

As demências são doenças caracterizadas por alterações nas funções cognitivas (memória, atenção, percepção, linguagem, função executiva) que desencadeiam dificuldade ou incapacidade em manter as atividades da vida diária.

O termo demência senil não é mais utilizado já que dispomos de recursos diagnósticos para identificar uma ou mais causas para a doença.

Existem diversas causas de demência, como doença de Alzheimer (a mais frequente), doença cerebrovascular, demência por corpúsculos de Lewy, degeneração lobar frontotemporal, hidrocefalia, sífilis, HIV, álcool, deficiências de vitaminas, entre outras. Pode acontecer de haver mais de um fator associado a demência e cada causa deve ser abordada para obter os melhores resultados.

Outras condições podem estar associadas ao declínio cognitivo sem que, necessariamente, seja diagnosticada alguma forma de demência. Depressão, ansiedade e até privação de sono podem estar relacionadas a maior dificuldade em executar tarefas e devem ser cuidadosamente tratadas para melhora da qualidade de vida.

Alzheimer

Doença de Parkinson

Infecções que podem afetar o cérebro

É importante comunicar o médico se observar alguma mudança na sua capacidade ou de seu familiar em realizar tarefas habituais. Uma análise detalhada será indicada para entender o motivo desta alteração e abordar de maneira ampla, para alcançar os melhores resultados.

Orientações:

Ao agendar sua consulta, lembre-se que o geriatra está interessado em conhecer sua saúde de forma detalhada para poder te ajudar, da maneira mais completa, a alcançar a melhor qualidade de vida!

Se estiver procurando acompanhamento geriátrico em Campinas, agende uma consulta com a Dra. Daniela Gracioli.

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar?