Blog

Osteoporose

A osteoporose é uma condição relacionada a perda de massa óssea e aumento do risco de fraturas. Mais comum em mulheres, porém, também pode acometer os homens.

Alguns fatores estão associados ao aumento de risco para osteoporose: envelhecimento, antecedente familiar, sexo feminino, baixo peso, baixo consumo de cálcio, pouca exposição solar, sedentarismo, tabagismo, algumas doenças metabólicas e uso de medicações específicas.

Na maioria dos casos, é totalmente assintomática e, portanto, é importante consultar seu médico para avaliação da necessidade de exame específico para diagnóstico.

Existem medicamentos e suplementos que podem ser indicados no tratamento. Além disso, algumas recomendações importantes são:

R

Procure se alimentar com fontes de cálcio (leite e derivados, verduras) e proteínas (carnes, ovos e leguminosas);

R

Tomar sol diariamente (antes das 10h ou após as 16h) é uma boa estratégia para melhorar os níveis de vitamina D e ajudar no fortalecimento dos ossos;

R

Pratique exercícios físicos, especialmente os resistidos (pilates, musculação), que estimulam a produção de osso, além de ajudarem na melhora da postura e equilíbrio, reduzindo o risco de quedas;

R

Cessar tabagismo e reduzir o consumo de álcool podem melhorar a qualidade dos ossos!

Cuide-se sempre e mantenha seu acompanhamento geriátrico em dia!

Open chat
Tem alguma dúvida?